Iniciou nessa semana, a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Levantamento será realizado em diversas cidades brasileiras, incluindo Rubiataba.

Os dados coletados fazem parte da primeira etapa da operação do Censo Demográfico 2022, que está prevista para início de agosto. Inicialmente serão pesquisados dez itens: Iluminação pública, ponto de ônibus, bueiros/boca de lobo, pavimentação da via, sinalização para bicicletas, existência de calçada, presença de obstáculos nas calçadas, rampa para cadeirante e arborização.

Nessa primeira etapa não haverá entrevista com os moradores, pois a principal finalidade é avaliar a infraestrutura da cidade, analisando situações como: acessibilidade, meio ambiente, equipamentos públicos, circulação de pessoas/veículos, entre outros. As pesquisas do entorno são fundamentais para implantação de novas políticas públicas nas áreas urbanas para sugerir melhorias da qualidade de vida da população.

A etapa seguinte, que visa entrevistar a população, terá coleta de dados referentes a escolaridade, sexo, idade, rendimento, entre vários outros itens. Incluindo dados dos domicílios, para avaliar se há coleta de esgoto, abastecimento de água, coleta de lixo, materiais utilizados em obras e construções. Todo esse material será administrado pela Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios que permitirá gerar um mapeamento completo de cada região.