O Prefeito de Rubiataba, Padre Weber, anunciou hoje em decreto, a liberação do uso de máscaras em locais abertos na cidade. Porém, o uso segue sendo obrigatório em ambientes fechados. Para pessoas imunodeprimidas, ou seja, com sistema imunológico enfraquecido; pessoas com comorbidades de alto risco; não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, ainda segue obrigatório o uso da máscara mesmo em locais abertos.

A decisão foi tomada, considerando que, mais de 78% da população acima de cinco anos se encontram vacinadas com a segunda dose, e, por seguir também satisfatória a situação atual da COVID-19, que se encontra controlada.

Segundo o Decreto, também fica autorizado o retorno dos procedimentos eletivos no Hospital Municipal de Rubiataba e visitas aos pacientes internados.

Nos ambientes fechados, além da continuidade do uso da máscara, continua sendo exigido a disposição de álcool 70% nos locais.

Ainda de acordo com o Decreto, poderão ser realizados de eventos, festas e outras comemorações pelo setor público ou privado, ressaltando que, a ocupação máxima permitida não ultrapasse 75% da capacidade total do espaço.

Segundo a publicação, o Decreto poderá sofrer alterações a qualquer momento de acordo com a evolução do cenário epidemiológico, podendo ser revogado se a situação se tornar contrária à atual.