Na última terça-feira, 16 de agosto, foi reinaugurada a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio para atender, no contraturno, alunos de toda rede municipal agendados para os atendimentos oferecidos pelo mesmo.

A elaboração da sala do AEE foi possível graças à parceria entre a Escola, sob direção da professora Jakeline; a Secretária Municipal de Educação, Professora Viviane Daniela; os professores de apoio a inclusão; o vereador Márcio e também a Coordenadora Municipal da inclusão, Professora Ise Helena Vieira.

O AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que amenizem as limitações dos alunos portadores de deficiência, considerando suas necessidades específicas.

De acordo com a professora Ise Helena, o atendimento às necessidades específicas está relacionado às altas habilidades/Superdotação, dificuldade de aprendizagem; dificuldade motora e visual. Com isso, são desenvolvidas atividades de enriquecimento curricular através de um profissional específico, com uso de tecnologia, de pesquisa, artes, metodologias adaptadas e criativas, direcionadas particularmente para cada perfil de aluno.

O atendimento acontece sempre no contraturno e com o planejamento específico para a necessidade de cada aluno, podendo ser atendimento individualizado ou em grupos de alunos com, no mínimo, duas e, no máximo, três aulas diárias, conforme às necessidades indicadas pela Avaliação Pedagógica.