Na manhã de ontem, 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou uma passeata de conscientização intitulada “Faça Bonito”. A ação teve como objetivo principal combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, em consonância com a campanha nacional “Maio Laranja”.

Maio é um mês marcado no Brasil com a luta pela erradicação de todas as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Este ano, a campanha “Maio Laranja” completa 50 anos de existência, e a cidade de Rubiataba se uniu a essa causa tão importante.

A passeata teve início na sede da Praça Tucum, localizada no centro da cidade, e seguiu em direção à sede do CREAS, na praça Brejaúba, onde foi realizada a finalização do evento. Durante o percurso, os participantes exibiram cartazes, distribuíram panfletos informativos e chamaram a atenção da população para a importância de proteger e cuidar das crianças e adolescentes.

Um dos moradores destacou a relevância da ação, afirmando: “É nossa responsabilidade como sociedade proteger nossas crianças e adolescentes. Essas ações ajudam a população a se manter atenta para qualquer caso de violência. Nossas crianças são nosso bem maior e cuidar delas é o nosso dever”. Completou.

A iniciativa “Faça Bonito” em Rubiataba reforça o compromisso da cidade em enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, buscando conscientizar a comunidade sobre os sinais de violência e a importância de denunciar qualquer suspeita. Além disso, a ação também visa promover a educação e o diálogo sobre o tema, estimulando a prevenção e o acolhimento adequado às vítimas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS continuam trabalhando em conjunto para desenvolver ações que promovam o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes em Rubiataba. A conscientização e a mobilização da sociedade são fundamentais para combater esse grave problema e construir uma cidade mais segura e acolhedora para todos.

O mês de maio representa uma oportunidade de reflexão e engajamento de toda a população, para que a proteção das crianças e adolescentes seja uma prioridade constante em nossa sociedade. A campanha “Maio Laranja” ressalta a importância de unir esforços e promover ações efetivas que contribuam para a construção de um futuro mais seguro e digno para nossas crianças e adolescentes.

A participação ativa de diversas autoridades e profissionais de diferentes áreas foi um dos destaques da passeata “Faça Bonito”. Estiveram presentes o Prefeito Padre Weber, o promotor de Justiça Rodrigo Marambaia, a Secretária de Assistência Social Samara Camargo, Agentes do Conselho Tutelar, equipes do SAMU, Polícia Militar e funcionários públicos.

Ao final da passeata, a sensação de dever cumprido e o engajamento da população demonstraram que a conscientização e a mobilização são fundamentais para a construção de uma sociedade mais segura e protetora. A participação das autoridades e a união de esforços de todos os envolvidos nessa ação em Rubiataba refletem o compromisso em fazer bonito no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.